R:
A troca por motivo de gosto, cor ou tamanho não é obrigatória, a não
ser que a loja tenha se comprometido a efetuar a troca no momento da
venda.
2- Quando a troca é obrigatória e em quanto tempo o fornecedor tem para solucionar o problema?
R:
A troca só é obrigatória em caso de defeito, ainda assim o fornecedor
tem até 30 dias para solucionar o problema. Por isso é essencial que o
consumidor tenha um documento contendo o dia em que a reclamação foi
feita.
Se não for possível o conserto no prazo de até 30 dias, o
consumidor poderá optar pela troca do produto, devolução do dinheiro ou
abatimento proporcional do preço.
Em caso de produto essencial ou
se em virtude da extensão do defeito a substituição das partes
danificadas comprometer as características fundamentais do produto ou
diminuir-lhe o valor, o prazo de 30 dias não deve ser aplicado,
devendo a devolução da quantia paga ou troca do produto ser feita de
imediato.
3- E se o produto for adquirido pela internet? O consumidor tem direito a trocar o desistir da compra?
R:
Nas compras feitas fora do estabelecimento comercial (internet,
telefone, catálogo, entre outros), o consumidor tem até sete dias para
desistir da compra. A desistência deve ser formalizada por escrito, e,
se já houver recebido o produto, devolvê-lo. Então terá o direito à
restituição integral de qualquer valor que tenha sido pago, inclusive o
frete
4- Comprei um produto importado, se tiver algum problema, como proceder?
R:
Produtos importados adquiridos no Brasil seguem as mesmas regras dos
nacionais. Portanto, em caso de problema, o consumidor pode procurar a
loja ou a importadora.
5- O consumidor tem direito a trocar mercadorias adquiridas por ambulantes?
R:
Além da possibilidade de representar riscos à saúde e à segurança do
consumidor, a compra de produtos no mercado informal não dá nenhuma
garantia de troca, mesmo em caso de defeito.
6 - O que fazer para trocar o produto?
R.:
É fundamental que o consumidor procure a loja munido da nota fiscal e
em caso de peça de vestuário, é importante manter a etiqueta da
mercadoria.
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Se têm alguma dúvida pode escrever que eu verificarei e permitirei a postagem.
Estou MODERANDO por que tem umas postagens que parecem vírus que estou evitando.
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